A OpenAI lançou, nesta quinta-feira (31), o SearchGPT, um mecanismo de busca online que chega para competir diretamente com gigantes como Google e Bing.
- A nova ferramenta, que expande as funcionalidades do popular ChatGPT, foi testada em versão beta em julho e agora está disponível para assinantes do ChatGPT Plus e Team.
Como funciona? Sem complicações: o SearchGPT usa a internet para trazer respostas mais precisas e atualizadas — acessando informações direto da fonte.
- Mas o grande diferencial está na possibilidade de interação contínua — o usuário pode fazer perguntas complementares para aprofundar as respostas.
Para se ter uma ideia, segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, essa é a função mais promissora desde o lançamento do ChatGPT.
- Na criação da ferramenta, a OpenAI contou com parceiros de peso, como Reuters e Financial Times, além da própria Microsoft, que integrou o mecanismo de busca Bing.
E o impacto no mercado? Desde a chegada do ChatGPT, em 2022, os investidores da Alphabet — controladora do Google — estão em alerta.
- A novidade da OpenAI já preocupa o mercado e, ontem, as ações da Alphabet fecharam em queda de -1,96%.
Ampliando a visão: Ao entrar no setor de buscas, a OpenAI se posiciona em um mercado bilionário, que deve movimentar cerca de US$ 223,8 bilhões em publicidade este ano — aproximadamente R$ 1,3 trilhão.
Será que a OpenAI está pronta para desafiar o domínio do Google?