Tem Oficina de Turbante do artBEM em Antônio Dias neste sábado, 23

Em parceria com o Festival Afrodias, oficina valoriza a cultura afro-brasileira e celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

O projeto artBEM celebra as influências da cultura negra no Brasil com a oficina de Turbante, Neste sábado (23/11), às 14h, na Associação Quilombola do Baú, ministrada pela artista e arte-educadora Camile Gracian. Marcando o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a ação é gratuita e integra a programação do Festival Afrodias, evento fundamental para a valorização e celebração da cultura afro-brasileira.

Inscrições e mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (31) 9179-7055. Oficina gratuita. Vagas limitadas.

O turbante é um símbolo de resistência, empoderamento feminino e resgate de identidade cultural. A oficina visa promover o seu uso como princípio de autoafirmação cultural, empoderamento e ressignificação no uso cotidiano. Portanto, no encerramento da oficina, os participantes serão convidados a desfilar em um cortejo pelas ruas da comunidade, mostrando os turbantes produzidos na oficina.

A arte-educadora Camile Gracian é graduanda em artes visuais e atuante na área cultural há mais de 20 anos, por meio teatro e artesanato com o Madame Chita, ateliê onde promove oficinas de turbante e cultura afro-brasileira no Vale do Aço. Atualmente é presidente da Associação arte ipatinga coletivo de mulheres artesãs.

 

Pela valorização da cultura

Em 2024, o projeto artBEM vem promovendo uma série de ações formativas, que encerram com a oficina de turbante, mas contou também com o Curso de Cinema, oficina de Percussão, oficina de Contação de Histórias e oficina Elaboração de Projetos Culturais para as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O projeto artBEM é realizado pela Aventura com o patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura de Antônio Dias.

 

 

 

keyboard_arrow_up