SINDCOMÉRCIO E O HORÁRIO DO COMÉRCIO NO NATAL

 

O comércio do Vale do Aço funcionará em Horário Especial nas semanas que antecedem o Natal. Conforme definido entre os sindicatos que representam os empresários e os empregados, as lojas ficarão abertas das 9h às 20h nos próximos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), das 9h às 18h no sábado (19), e das 9h às 21h nos dias 21, 22 e 23 (segunda, terça e quarta-feira). Em 24 de dezembro, quinta-feira, o funcionamento será até as 18h em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

“Moramos em uma região metropolitana e foi muito importante termos conseguido um horário unificado nas três principais cidades da região, o que vai facilitar as divulgações e deixar de confundir o consumidor. Ainda entendemos que as 13 horas a mais trabalhadas serão tempo suficiente para que a população possa ir às ruas fazer suas compras com tranquilidade”, comenta o representante patronal, José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

O horário de Natal ampliado se deu após a assinatura, na tarde desta segunda-feira (07), das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) negociadas entre o Sindcomércio e os sindicatos laborais. A maioria das horas trabalhadas a mais será compensada no Carnaval 2016. As CCTs não abrangem supermercados e estabelecimentos do setor, lojas de materiais de construção, autopeças e similares, casas de noivas, de doce e de materiais para festas, que funcionarão normalmente.
O dirigente patronal reforça que o sábado (19), quando as lojas irão até as 18h, será um dia importante para que consumidores de outras cidades do colar metropolitano regional visitem o comércio de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Também de acordo com José Maria Facundes, o comércio regional está muito bem preparado para o Natal. “Empresários não só investiram na compra de produtos novos, como também decoraram muito bem suas vitrines e fizeram contratações. O que a gente tem visto são lojistas abaixando os preços das mercadorias, de maneira a diminuir um pouco a margem de lucro, mas fazer o estoque girar”, revela o dirigente patronal.

Segurança e adaptação de horários

Por último, o presidente do Sindcomércio informou que, em trabalho conjunto com os sindicatos dos empregados, foram enviados ofícios à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, empresas de ônibus e prefeituras pedindo mais segurança, adaptação de horários e demais providências nos dias em que haverá horário especial. A CCTs com todas as diretrizes das negociações entre o Sindcomércio e os sindicatos laborais estão disponíveis em www.sindcomerciova.com.br.

Horário Especial


17 e 18 de dezembro (quinta e sexta-feira)……………………9h às 20h

19 de dezembro (sábado)……………………………………………9h às 18h

21, 22 e 23 de dezembro (segunda, terça e

quarta-feira)……………………………………………………………….9h às 21h

 

keyboard_arrow_up