O Grupo Teatral Boca de Cena realizará na primeira semana do mês de outubro, na cidade de Naque o projeto cultural Ciclo Cênico – Arte em Movimento. Serão diversas ações, inteiramente gratuitas, voltadas para crianças, adolescentes e adultos, configuradas por 15 workshops, 05 contação de histórias e 05 apresentações do espetáculo teatral, A Máquina do Tempo.
As ações artísticas acontecem, entre 02 a 07/10, de segunda a sábado, com uma programação diversificada, direcionadas especificamente para alunos das escolas municipais, crianças e responsáveis, atendidos pelo CRAS e também abertas para todo o público em geral, possibilitando a democratização de acesso à arte e à cultura na cidade de Naque.
O projeto que conta com o apoio da Fundação Renova, por meio da segunda edição do Edital Doce-MG e apoio da Prefeitura Municipal de Naque, com coordenação de Claudinei de Souza e produção de Rodolfo Bello. As ações do projeto, além de encantar crianças e adultos, promove o diálogo com alunos do ensino fundamental e toda a comunidade em geral, no fortalecimento do diálogo social, no exercício da cidadania e a conscientização ambiental, atuando também no fortalecimento de vínculos familiares.
O projeto abre as comemorações do dia da criança e dia do professor, contribuindo com a agenda cultural do município de Naque, em especial, das ações voltadas para o público infantil que acontecem tanto nas escolas e CRAS, quanto a apresentação do espetáculo no Calçadão 21 de Dezembro.
DOS WORKHOPS
As modalidades ofertadas para os alunos da rede municipal de ensino são Danças Urbanas ministrada por Alan Valadares, Jogos Cênicos, ministrada por Bárbara Pavione e Mari Antonaci e Maquiagem Artística com Rômulo Amaral. OS workshops possibilitam, uma experimentação do fazer artístico por crianças em idade escolar, no campo das artes cênicas.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Voltada às infâncias, a contação de histórias é realizada pela atriz e contadora de histórias, Daniela Alves que apresenta uma narrativa empolgante, incluindo no enredo, Leilão de Jardim de Cecília Meireles e Romeo e Julieta de Ruth Rocha. Utilizando-se de recursos lúdicos, musicais e interação com a plateia, a história traz importantes reflexões sobre diversidade, respeito ao meio ambiente e às diferenças.
ESPETÁCULO A MÁQUINA DO TEMPO
É um divertido espetáculo teatral que narra a história de três cientistas que inventam uma máquina do tempo para conseguirem salvar a natureza. Será que isso dará certo? Isso vocês só descobrirão assistindo ao espetáculo! No elenco, Bárbara Pavione, Daniela Alves, Diego Martins e Mari Antonaci. Dramaturgia e direção, Claudinei de Souza.
O espetáculo “A Máquina do Tempo” será apresentado no Calçadão 21 de Dezembro, com sessões nos dias 04 e 05/10 (quarta e quinta) às 10h e às 14h. Já no sábado, 07/10 será a apresentação de encerramento do projeto, realizado no mesmo local, porém, às 19:30h, sempre aberto a todo o público.
“Este projeto já acontece a 15 anos, por meio de diversas edições, perfazendo mais de 25 cidades mineiras, sendo patrocinado por empresas como a Cenibra e a Usiminas. No ano passado, estivemos na cidade do Periquito, em uma edição também apoiada pela Fundação Renova e em 2023, acreditamos ser muito importante realizar esse projeto também no Naque.” Relembra Claudinei de Souza.
GRUPO BOCA DE CENA – 40 ANOS DE AÇÕES CULTURAIS CONTÍNUAS
O grupo foi criado em 1983, na cidade de Ipatinga, sendo declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Ipatinga e reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Dentro de 4 décadas, o grupo já montou mais de 25 espetáculos teatrais que contaram com a participação e grandes nomes da cena nacional, como o diretor Márcio Abreu, o cenógrafo, doutor José Dias, dentre outros. Participou de importantes festivais como diversas edições do Festival de Curitiba e FESTTO de Teófilo Ottoni, além de desenvolver importantes projetos culturais do qual se destacam, Curso de Formação de Atores, o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga (FTI), Circulação do espetáculo A Máquina do Tempo, Ciclo Cênico – Arte em Movimento e Ciclo Cênico Musical, já tendo atuado em mais de 60 cidades mineiras.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO
02/10 (Segunda-feira)
Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra
Workshops (Manhã e Tarde) – 8:30h e 13:30h
Contação de Histórias (Manhã e Tarde) – 10h e 14h
03/10 (Terça-feira)
Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra
Workshops e Contação de Histórias (Manhã e Tarde) – 8:30h e 13:30h
Escola Municipal Pequeno Príncipe
Contação de Histórias (Manhã e Tarde) – 10h e 14h
04/10 (Quarta-feira)
Calçadão 21 de Dezembro
Apresentação – Máquina do Tempo (Manhã e Tarde) – 10h e 14h
05/10 (Quinta-feira)
Calçadão 21 de Dezembro
Apresentação – Máquina do Tempo (Manhã e Tarde) – 10h e 14h
06/10 (Sexta)
Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra
Workshops (Manhã) – 8:30h e 13:30h
Quadra do CRAS
Contação de Histórias (Manhã e Tarde) – 10h
07/10 (Sábado)
Calçadão 21 de Dezembro
Apresentação – Máquina do Tempo (Noite) 19:30h