Muito mais que um período de manutenção na Fábrica, a Parada Geral da CENIBRA representa um investimento estratégico para garantir a sustentabilidade e a produtividade contínua da unidade em Belo Oriente/MG.
São cerca de 3.500 profissionais temporariamente integrados às operações, participando de aproximadamente 21 mil atividades de manutenção. Essas ações não apenas asseguram a confiabilidade e o desempenho dos equipamentos, como também impulsionam o desenvolvimento econômico local, movimentando diferentes setores da economia regional.
Segurança
Durante a Parada Geral, a segurança dos colaboradores é uma prioridade fundamental. Segundo Wander Teles, coordenador de Assistência à Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, a empresa tem se empenhado há meses para criar uma estrutura diferenciada, visando garantir um ambiente saudável e seguro para visitantes e colaboradores.
A equipe de segurança está sendo reforçada com 72 profissionais técnicos, auxiliares de segurança e brigadistas qualificados, que oferecerão suporte técnico e garantirão a execução segura das atividades. A Parada Geral é um dos eventos mais importantes da Fábrica, com um foco intenso em promover um ambiente de cuidado ativo. “Cada trabalhador é responsável por sua própria segurança, ajuda os colegas a se protegerem e, com humildade, aceita a ajuda dos outros para cuidar de si mesmo”, ressalta Wander.
Investimento
Agendada para ocorrer entre os dias 3 e 28 de novembro de 2024, essa intervenção mobiliza recursos de R$ 79 milhões, que refletem diretamente na qualidade e na eficiência das operações.
Para Marcelo Augusto Ferreira, especialista responsável pelo planejamento da Parada Geral, a expectativa é de que o processo resulte em melhorias significativas na produção e na qualidade, fortalecendo o compromisso da CENIBRA com a excelência operacional e o desenvolvimento sustentável.
A CENIBRA
Constituída em 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com mais de 7 mil empregos diretos.