Espetáculo com Camile Gracian leva arte, poesia e questionamentos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc
Coronel Fabriciano recebe, a partir desta semana, o mais novo trabalho da artista fabricianense Camile Gracian em parceria com o Coletivo Aberto de Teatro: o espetáculo “O Mundo é Redondo”, que estreia sua circulação em escolas públicas da cidade através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc. A primeira parada será na Escola Municipal Maria da Penha Lima, no bairro Morada do Vale, nesta sexta-feira, 25 de abril, com sessões às 10h30 e 13h00, exclusivas para os alunos da unidade. As apresentações contarão com acessibilidade em Libras.
Inspirado na obra homônima da escritora modernista Gertrude Stein, o espetáculo acompanha Rosa, uma menina que parte em uma jornada de autodescoberta em um mundo onde tudo é circular — nada começa ou termina, e todas as coisas se somam, mesmo que pareçam contraditórias. Por isso ela se chama Rosa, mas sua cor favorita é o azul!
Baseada na adaptação brasileira da obra feita por Dirce Waltrick do Amarante e Luci Collin, a peça é fruto de uma pesquisa contínua do Coletivo Aberto de Teatro sobre linguagens cênicas voltadas para as infâncias, articulando elementos da literatura, música e performatividade.
O projeto de circulação é realizado por Camile Gracian, que está em cena e também assina a produção, cenografia e o figurino do espetáculo. A direção, dramaturgia, direção de arte e programação visual são de Léo Coessens, com assistência de direção e produção executiva de Barbara Pavione e colaboração artística de Gessé Rosa.
Outras apresentações estão previstas para acontecer em diferentes escolas da rede municipal ao longo das próximas semanas. Acompanhe a programação e outros trabalhos nos perfis do Instagram @camilegracian e @coletivoabertodeteatro.
(Crédito das fotos: Rodrigo Zeferino)