Um moderno procedimento vascular foi realizado pela primeira vez no Hospital Metropolitano Vale do Aço. A TCAR – transcarotid artery revascularization – foi feita pelo cirurgião vascular e médico cooperado da Unimed Vale do Aço, Dr. Hudson Cruz Reis de Carvalho. A técnica foi aplicada em um paciente de 72 anos, que se recupera bem em casa.
“Esse foi o primeiro procedimento feito com abordagem direta da carótida, inversão do fluxo cerebral para a veia femoral e implante de stent. Essa técnica tem menor índice de complicações quando comparada à cirurgia convencional de endarterectomia ou angioplastia por acesso femoral. Em qualquer procedimento há a possibilidade de eventos adversos e complicações. Já com essa técnica, dissecamos a artéria carótida comum que é puncionada sobre visão direta e fazemos a inversão do fluxo sanguíneo através da punção da veia femoral e clampeamento carotídeo. A angioplastia e o implante de stent são realizados através dessa punção direta da artéria carótida comum”, explicou.
O médico ainda falou sobre os avanços da medicina no tratamento de doenças, principalmente com a aplicação de técnicas menos invasivas. “Esse paciente específico tinha uma trombose da artéria aorta e, devido a condições clínicas do próprio paciente, a angioplastia por acesso femoral ou radial não foi possível. A TCAR é um procedimento que trouxe muitos ganhos para a medicina e para a qualidade de vida dos pacientes. Há riscos, como qualquer técnica, mas é o que há de mais moderno. Precisamos evidenciar não só a equipe envolvida, mas também a estrutura do HMVA, que não fica atrás de grandes centros”, destacou.
—-