Os artistas vão da floresta do PERD aos centros urbanos nos cenários fotografados, capazes de gerar dúvidas acerca da veracidade de sua existência.
A Galeria do Centro Cultural Usiminas recebe a exposição “Modos de veracidade”, do AVVA Coletivo de Artes. Esta é primeira exposição presencial do AVVA, que é integrado pelos artistas do Vale do Aço Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi. A mostra, que tem curadoria de Tiago Carvalho, marca o encerramento do projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo”, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O visitante da exposição vai se deparar com imagens de grandes dimensões que contrastam com outras em pequenos formatos. Haverá ainda trabalhos de videoperformance sendo reproduzidos em diferentes ambientes e em suportes tecnológicos variados. “Modos de Veracidade” traz referências das áreas de atuação dos artistas do AVVA, entre elas a fotografia, a performance, a pintura e a escultura.
Atuando há duas décadas na cena cultural do Vale do Aço e tendo esta terra como tema, os artistas do coletivo já desenvolveram diversos trabalhos motivados pelo pensamento crítico acerca da vida local. Em “Modos de veracidade” os artistas do coletivo vão da floresta do Parque Estadual do Rio Doce aos centros urbanos e seus detalhes inusitados nos cenários fotografados, capazes gerar dúvidas acerca da veracidade de sua existência.
“Os trabalhos que produzimos neste período tratam de questões diversas, mas em todos eles nós tentamos falar sobre nossa vivência e as peculiaridades do território que habitamos, esta terra cheia de contrastes que é o Vale do Aço”, afirma Rodrigo Zeferino, coordenador do projeto.
Curadoria
O responsável por evidenciar os diálogos entre os trabalhos exibidos pelo grupo é o curador – e também artista multidisciplinar – Tiago Carvalho. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com experiência em educação, curadoria de arte e gestão de instituições culturais, Tiago é natural de Coronel Fabriciano e iniciou sua carreira artística no Vale do Aço. Atualmente, trabalha no Setor Cultural do Consulado Geral do Brasil, em Nova York, onde atua na coordenação e gestão de projetos artísticos com o objetivo de promover a cultura brasileira nos EUA.
Devido à origem em comum e também por já conhecer previamente as trajetórias individuais dos artistas do AVVA, a identificação do curador com o conjunto de trabalhos apresentado pelo grupo foi imediata, o que colaborou para que Tiago potencializasse as obras ao sugerir diferentes formas de apresentação. “’Modos de Veracidade’ está repleta de conceitos que convidam o visitante à livre fruição e ao pensar. Paisagem, memória, cidade e verdades, são algumas das narrativas que ricamente tecem as expressões artísticas apresentadas nesta mostra, que, por sua vez, celebra o longo processo criativo desenvolvido pelo grupo”, revela o curador Tiago Carvalho.
O projeto
Desenvolvido ao longo dos anos de 2023 e 2024, o projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo” viabilizou a realização de atividades formativas desenvolvidas pelos integrantes do AVVA e convidados, como uma mentoria artística para profissionais das artes visuais do Vale do Aço, com doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eduardo de Jesus. O coletivo realizou também oficinas de artes plásticas, fotografia e dança contemporânea, direcionadas a estudantes da rede estadual, de teatro e comunidade.
Na abertura da mostra, cliquei pessoas queridas e alguns ambientes:
Exposição Modos de Veracidade
Abertura: 02 de abril, às 19h
Visitação: 03 de abril a 11 de maio
Local: Galeria do Centro Cultural Usiminas
Agendamento de visitas mediadas pelo WhatsApp: 31 98437-3330.
Visitação gratuita, de terça a sábado – das 12h às 20h.