ELE, ELA, OS OUTROS FAZ DUAS APRESENTAÇÕES GRATUITAS EM IPATINGA

Dica cultural imperdível para a população de Ipatinga: O espetáculo Ele, Ela, os Outros, adaptação para o teatro de contos de Luis Fernando Verissimo, assinada por Amanda Mendes e Leonardo Neto, realiza duas únicas apresentações na cidade nos dias 8 e 9 de novembro.

A peça poderá ser vista na quarta e na quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Zélia Olguin (Av. Itália, 1890 – Cariru). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir de 1° de novembro na bilheteria do Teatro Centro Cultural Usiminas e no site/app Sympla. Capacidade: 206 lugares. A sessão do dia 8 de novembro será acessível e contará com intérprete de Libras.

Além do espetáculo, Ipatinga receberá também uma palestra com o jornalista Leonardo Neto, voltada para professores da rede pública, sobre adaptação de textos literários para outras mídias. A atividade será realizada no dia 9 de novembro, às 15 horas, no Teatro Zélia Olguin. Docentes interessados podem obter mais informações e se inscrever diretamente com a produtora Deborah Braga pelo e-mail deborahbraga.documentos@gmail.com.

A montagem
Com direção de Andréa Bassitt e elenco formado por Amanda Mendes e Rodrigo Frampton, a comédia romântica apresenta um casal que vive histórias engraçadas, emocionantes e inusitadas, bem ao estilo do autor.

No palco, a história começa no pueril despertar de uma paixão, quando Ele e Ela, ainda crianças, frequentavam a mesma matinê de carnaval. O encontro anual segue até a adolescência, terminando sempre com a promessa de um reencontro no ano seguinte. Porém, 15 anos se passam, depois do último baile em que estiveram juntos. O que teria acontecido com eles durante esses anos? Na dramaturgia, Amanda e Leonardo trabalham com 13 contos do livro de Veríssimo, Histórias Brasileiras de Verão, costurados a partir desta pergunta.

De forma bem humorada e muito divertida, a montagem explora as possíveis experiências que ambos teriam vivido nesse hiato. Amanda e Rodrigo interpretam diversas personagens, contando as histórias que, talvez, tenham sido protagonizadas por Ele e por Ela. As cenas encadeiam as muitas fases típicas de um relacionamento afetivo: as expectativas que rondam os primeiros encontros, o fogo das paixões, os desencontros, a apatia e o renascer do amor.

Amanda Mendes conta que o processo dramatúrgico foi prazeroso: “Luis Fernando Verissimo nos entrega as histórias prontas, diretas, contundentes nos seus propósitos. Seus contos são deliciosos porque trazem a vida cotidiana sem enfeites, sem retoques, com a leveza do seu humor, e nos coloca dentro do enredo”. Ela completa: “Nosso trabalho foi inserir as histórias, vividas no espetáculo pelas personagens, na cronologia proposta e, assim, compor um enredo com essas cenas cotidianas fragmentadas, além de contextualizá-las em uma leitura mais alinhada com os dias atuais”.

A diretora Andréa Bassit ressalta a importância da escolha de Verissimo para compor Ele, Ela, os Outros. “Gosto muito de sua escrita, cheia de leveza e frescor, mesmo nos temas mais complexos; o que nos facilita realizar um espetáculo divertido e com fluidez. A simplicidade genial de sua escrita permite a curva necessária à dramaturgia. Além do mais, é um autor brasileiro, que escreve sob a ótica brasileira”.

O cenário – assinado por Chris Aizner – se transforma a cada cena. Painéis que se movem, praticáveis e adereços compõem um cenário lúdico, principalmente nas mudanças de ambientes que contam com a participação efetiva dos atores. “Essas mudanças são coreografadas e ocorrem aos olhos da plateia, unindo cada uma das histórias que compõem a dramaturgia. Contamos com a colaboração do coreógrafo Israel Plínio para a elaboração desses movimentos”, explica a diretora. O mesmo ocorre com os figurinos de Fábio Namatame, marcados por diversas trocas ao longo do espetáculo.

Ele, Ela, os Outros é uma nova montagem do espetáculo que estreou em 2013, no Teatro Amil, em Campinas. Nos anos de 2014 e 2015, cumpriu temporada no Teatro Folha, em São Paulo, e realizou turnê por 14 cidades paulista. A atual produção conta com patrocínio da CENIBRA – Celulose Nipo Brasileira S.A., com apoio da Lei 8.313 – Lei de Incentivo à Cultura.

Perfis

Luis Fernando Verissimo (autor) – Escritor brasileiro, bastante conhecido por seus textos carregados de humor. Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copydesk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo.

Amanda Mendes (atriz, produtora e adaptadora) – Amanda é atriz, produtora e consultora cultural. No teatro trabalhou com grandes nomes como Bibi Ferreira, Irene Ravache, Marcos Caruso, Regina Duarte, Tônia Carrero e Francisco Cuoco, entre outros. No cinema participou do filme Perdida, baseado no best-seller de Carina Rissi, produção da Filmland Internacional, coprodução e distribuição Disney do Brasil. Participou também do documentário Fora do Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro, documentário de Paulo Pélico, e Os Doze Trabalhos, de Ricardo Elias, além de fazer assistência técnica para a atriz Regina Duarte no filme Gata Velha Ainda Mia, de Rafael Primot, e para o ator Tonico Pereira no curta-metragem O Aniversário do Seu Lair, de Dácio Pinheiro.

Rodrigo Frampton (ator) – Rodrigo é ator, apresentador e diretor. Tornou-se conhecido internacionalmente por sua atuação na novela Violetta3 e por rodar o mundo com seu programa Disney Planet, ambos transmitidos pelo Disney Channel. Seus trabalhos recentes são: Uma Garota Comum, produção do Disney+, Chuva Negra (GloboPlay e Canal Brasil), Spectros (série da Netflix), Art Attack (apresentador – Disney Channel), 171 Negócios de Família (seriado – Universal Channel) e Mulheres de Fases (seriado – HBO). No teatro trabalhou em: Baby, Você Precisa Saber de Mim; O Louco e a Camisa, direção de Elias Andreato; Rei Lear, com Raul Cortez; O Chapeleiro Maluco, direção de Jarbas Homem de Mello; Amigos Ausentes, de Nilton Bicudo; O Dia das Crianças, de Sérgio Roveri; e O Cravo e a Rosa, de Xico de Abreu, que lhe rendeu o Prêmio Coca-Cola FEMSA de melhor ator.

Andréa Bassitt (diretora) – Andréa é autora, produtora e atriz formada pela EAD – Escola de Arte Dramática ECA/USP (1997). Autora e produtora de Alma Despejada, com Irene Ravache, dirigida por Elias Andreato (Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Atriz e Melhor Texto Original; indicada em Iluminação / Hiram Ravache); atriz e autora de Operilda na Orquestra Amazônica, musical infantil com direção de Regina Galdino e direção musical de Miguel Briamonte; e autora e atriz de As Turca, dividindo o palco com Juçara Morais e Claudia Mello. Outros destaques: A Arca de Noé (texto e narração), com a Banda Sinfônica do Estado de SP, Aprendiz de Maestro (atuação, direção e dramaturgia de diversos textos para crianças, sobre música erudita, por sete anos), regência de João Maurício Galindo, na Sala São Paulo; todos com direção geral de Regina Galdino. Atuou e é coautora, junto com Regina Galdino, de Filhos do Brasil (Prêmio Shell de Melhor Música – 2000). Foi assistente de direção de Renata Melo em Domésticas e Quem Nunca; e de Elias Andreato em Meu Deus!, com Irene Ravache e Dan Stulbach; entre outros. É autora do livro Miguel Magno, o Pregador de Peças, biografia para a coleção Aplauso. O texto teatral Alma Despejada foi publicado em livro em 2020.

Ficha Técnica

Texto: Luis Fernando Verissimo

Adaptação: Amanda Mendes e Leonardo Neto

Direção: Andréa Bassitt

Elenco: Amanda Mendes e Rodrigo Frampton

Direção de produção: Amanda Mendes

Produção executiva: Eder Bastos

Cenografia: Chris Aizner

Equipe Cenotécnica: Casa Malagueta

Costureira: Judite Lima

Figurinos: Fabio Namatame

Iluminação: Newton Saiki

Trilha sonora: Roberto Lazzarini

Direção de movimento: Israel Plínio

Operação de som e luz: Cleber Eli e Giuliano Caratori

Contrarregra / Camareiro: Renato Valentte

Fotografias e vídeo: gaTú Filmes

Designer: Fernanda Pardo

Idealização e produção: Atividartes Produções Artísticas

Patrocínio: CENIBRA – Celulose Nipo Brasileira S.A.

Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Serviço:

Espetáculo Ele, Ela, os Outros em Ipatinga

Gênero: Comédia. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos.

Na rede: @eleelaosoutros.

Apresentações: 8 e 9 de novembro – Quarta e quinta, às 20h

Local: Teatro Zélia Olguin – Av. Itália, 1890 – Cariru. Ipatinga

Ingressos: Gratuitos. Capacidade: 206 lugares.

keyboard_arrow_up