O Parlamento do Reino Unido aprovou, nesta terça-feira (23), uma lei que permite que o governo force os imigrantes que chegam de qualquer lugar do mundo e pedem asilo em solo britânico a irem para Ruanda — mesmo que a pessoa nunca tenha pisado no país africano.
Para receber esses imigrantes, Ruanda vai receber do governo britânico 370 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 2,3 bilhões) durante cinco anos.
O plano é começar a enviar pessoas para o país africano já daqui a 10 ou 12 semanas.
Por que isso? Um dos objetivos do Reino Unido é diminuir as viagens perigosas e o fluxo de pessoas que entram no país de forma ilegal.
Veja a evolução do número de barcos com imigrantes: ️
Em 2018, foram 299;
Em 2022, foram 45.774;
No ano passado, foram 29.437 barcos.
Além disso, o primeiro-ministro Sunak espera que a medida aumente a popularidade do Partido Conservador antes das eleições deste ano.
Por outro lado… Críticos ao projeto dizem que deportar pessoas a um país com o qual elas não têm relação e para onde não queriam ir é “desumano”, além do histórico de desrespeito aos direitos humanos em Ruanda.
Na terça-feira (23), horas após o Reino Unido aprovar a nova política, cinco imigrantes, incluindo uma criança, morreram em uma tentativa de atravessar o Canal da Mancha.
Fonte: https://www.bbc.com/