A CASA MAIS FAMOSA DO MUNDO FAZ 80 ANOS

O arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, considerado o ‘pai’ da arquitetura moderna e orgânica, desenhou a casa mais famosa do Mundo, a Casa da Cascata, que celebra 80 anos em 2016. A casa de Edgar e Liliane Kaufmann foi projetada por Lloyd Wright e iniciada a construção em 1936 e terminada em 1939, próxima a Pittsburgh, na Pensilvânia, EUA.

O edifício foi feito de tal forma que as quedas de água podem ser ouvidas do seu interior, mas só podem ser vistas quando se está de pé na varanda do piso mais alto. Este tipo de mistério de arquitetura geométrica intrigou até o próprio arquiteto.

A Casa da Cascata é uma casa pensada ao estilo japonês, tão do agrado de Wright e na sua ideia de integrar a casa na natureza e no convívio cada vez mais estreito entre o construído e a paisagem, na comunhão entre o interior e o exterior.

A Casa da Cascata custou na época, um total de 155.000 dólares.

Além do seu contributo como arquiteto, a vida de Wright foi também preenchida pelos acontecimentos mais inesperados. O amor e a tragédia fizeram parte da sua vida: roubou Mamah Borthwick Cheney, então mulher de um cliente e vizinho, mudou-se com ela para a Europa e, depois de um certo tempo, o novo casal voltou aos EUA, onde ele construiu uma casa no campo para abrigar a nova família, composta também dos dois filhos da amada. Certa noite em que estava viajando, o mordomo da casa trancou as janelas, fechou todas as portas e  deixando apenas uma aberta. Jogou gasolina em todos os cômodos e ateou fogo, enquanto Mamah recebia seis convidados para jantar. Quando sentiram o cheiro de fumaça e viram as chamas, todos saíram pela única porta aberta. Onde o mordomo esperava-os com uma machado. Entre os seis mortos, Mamah e os filhos.

keyboard_arrow_up